Cuidados com Idosos Durante a Prática de Exercícios – Veja Quais São Aqui

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Cuidado com os Idosos nos Treinos
Cuidado com os Idosos nos Treinos

Embora a prática de atividades físicas seja extremamente benéfica na terceira idade, antes de se inscrever em uma academia é preciso conhecer todos os cuidados com idosos durante a prática de exercícios.

Estudos realizados recentemente apontaram que atividades físicas realizadas na terceira idade diminuem as chances do surgimento de doenças como diabetes, hipertensão, depressão, problemas cardíacos e de pulmão.

Entretanto, o descuido de cuidadores ou até mesmo de idosos, que fascinados pela independência que a prática regular de atividade física lhe trouxe, podem causar inúmeras lesões, reflexo, sobretudo de quedas.

Para evitar a ocorrência de acidentes, elaboramos este artigo com os principais cuidados que é preciso ter com idosos durante a prática de exercícios, e como aproveitar melhor as atividades físicas nesta faixa etária.

Certo?

Então vamos lá.

Como Evitar Acidentes Durante a Prática de Atividades Físicas

Mesmo que muitas pessoas conheçam os principais cuidados que é preciso ter com idosos, alguns se recusam a colocá-los em prática, por acreditar que perderão parte de sua independência.

Porém, se cuidadores ou então os próprios idosos adotarem algumas das sugestões que traremos aqui perceberão que as atividades serão mais seguras e muito mais proveitosas.

Veja só.

  • Comece devagar

Algumas pessoas, na ânsia de acompanhar o ritmo dos outros idosos, ignoram suas próprias limitações e querem impor sacrifícios maiores do que seu corpo possa aguentar.

Por isso, para evitar lesões respeite seu próprio ritmo. Vá devagar, principalmente se não se exercita há muito tempo e, com o tempo, se iguale àquelas mais “ágeis”.

  • Faça aquecimento

Um dos principais cuidados que é preciso ter é garantir que os mais velhos façam aquecimento antes de qualquer atividade física.

Esse cuidado é importante para aquecer os músculos e impedir que braços ou pernas “travem” e provoquem quedas ou torções, por exemplo.

  • Ao se alimentar, espere duas horas antes de se exercitar

Embora a prática diária de atividades físicas seja importante para manter a saúde em dia, é importante evitar se exercitar por duas horas antes de se exercitar se fez alguma refeição.

Como a digestão em idosos costuma ser mais lenta do que em pessoas mais jovens, praticar exercícios logo após comer pode resultar em enjoos, ânsias e refluxo.

  • Mantenha-se hidratado

Manter-se hidratado antes, durante e depois da atividade física é importante em qualquer faixa etária, mas no caso dos idosos esse hábito adquire maior destaque, pois o corpo, depois dos 50, tende a perder nutrientes com mais rapidez.

Prática de Atividades Físicas
Prática de Atividades Físicas
  • Pratique adequadamente a atividade física

Um dos cuidados mais importantes que se deve ter para evitar a ocorrência de acidentes é garantir que a pessoa pratique a atividade de forma correta.

Para isso, é importante que os exercícios sejam praticados sempre em grupo e na presença de um profissional capacitado, que pode corrigir eventuais erros de postura.

Caso faça alguma atividade com mais riscos, como ciclismo, incentive o uso de equipamentos de segurança (neste caso, capacete e joelheiras ajudam a diminuir os danos de eventuais quedas).

  • Conheça o local onde irá praticar os exercícios

Idosos que praticam caminhadas ou outros esportes ao ar livre precisam, antes de realizar estas atividades, conhecer o local onde elas serão praticadas. Veja a topografia do terreno, se há algum tipo de declive, para afastar a ocorrência de acidentes.

  • Vista roupas e calçados confortáveis

Ao se exercitar em uma academia ou ar livre, por exemplo, é importante que ele use roupas confortáveis, como calças de moletom e camisetas de algodão, em cores vivas, para que seja visualizado com facilidade.

Nos pés, a recomendação é pelo uso de tênis especiais para a prática de atividades físicas, de preferência que não estejam com os solados gastos e, se possível, com solado antiderrapante.

  • Escolha horários menos quentes para atividades ao ar livre

Ao sair para uma caminhada diária, escolha horários em que o calor esteja mais ameno, como durante a manhã ou no final da tarde. O mesmo cuidado deve ser tomado em dias frios ou chuvosos.

Caso as temperaturas estejam muito baixas ou esteja chovendo, considere realizar a caminhada em espaços fechados, para evitar ser exposto a estas variações bruscas do clima.

  • Não pratique exercícios caso esteja doente

Se o idoso estiver com febre, constipado ou sentir náuseas ou tonturas, evite a prática da atividade até que se sinta melhor. Fazer ginástica nestas situações pode causar um forte desgaste ao corpo.

Adotando alguns dos cuidados com idosos durante a prática de exercícios que trouxemos aqui será possível não apenas colher os benefícios da atividade física regular como também torna-la mais proveitosa.

Quando realizada de forma segura, a ginástica ou outra atividade permite que o idoso reduza o consumo de remédios, perca peso, melhore sua força muscular e faça amigos.

Agora você já quais os cuidados que deve ter, então compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais.