Como Hidratar o Corpo após o Treino – Saiba Aqui

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Como Hidratar o Corpo após o Treino

Hidratar o corpo após o treino é tão importante quanto malhar com empenho e dedicação. Aliás, fique sabendo que nenhum esforço traz resultados sem a correta reposição da água perdida no decorrer da atividade.

Você com certeza, cuida muito bem da alimentação pós–treino. Mas, será que conhece a importância da reidratação? Aqui você obtém muitas respostas sobre o assunto e ainda ganha sugestões de como alimentar-se e reidratar- se no pós-treino.

Conheça também os campeões da hidratação, ou seja, somente os melhores e mais eficazes, usados pela galerinha do fitness, da musculação e fisiculturistas.

São aquelas bebidas que surtem efeitos muito positivos e portanto, são as mais recomendadas por especialistas da área.

Não dá pra perder essa, não é?

Bora conhecer!

Hidratar o corpo antes, durante e após o treino: porque é importante?

Que a água é elemento essencial à nossa vida, todos sabem. Sabemos também que nosso corpo precisa dela por ser constituído essencialmente de matéria liquida. Por incrível que pareça somos 70% água. Quando se trata dos músculos o percentual sobe para 75%, ou seja, muito mais do que pensamos.

Normalmente já perdemos água no dia a dia, porém quando o corpo entra em atividade, a taxa desta perda torna-se muito maior. Isto ocorre porque o corpo elimina grande porção deste precioso líquido através do suor.

Portanto, a hidratação correta durante a prática de exercícios físicos é fundamental.

Como Hidratar o Corpo após o Treino

E isto significa que é preciso evitar tanto a escassez que leva à desidratação e à fadiga, quanto o exagero que pode causar uma excessiva diluição de eletrólitos (sódio, cálcio, potássio…).

A alta diluição destes sais traz consequências como alteração na PA (Pressão Arterial) e contração involuntária dos músculos (espasmos musculares).

Veja o que pode ocorrer se você não se Hidratar.

Saiba que você não deve esperar que venha a sede para ingerir líquido. Quando você chega a sentir sede é seu corpo alertando para um início de desidratação, portanto a sede é um sinal de alerta. Por isso, não espere ficar com a boca seca para tomar água.

A desidratação pode ser provocada pela intensidade dos exercícios, por sua longa duração e pelas altas temperaturas associadas ao esforço físico. Mas, até mesmo o tipo de roupa que você estiver usando, pode desencadear suor excessivo, o que resulta em grandes perdas de líquido.

Especialmente no decorrer da atividade física é fundamental hidratar-se, pois a desidratação pode provocar dificuldades como as descritas abaixo.

Consequências da falta de hidratação correta

  • Problemas musculares.
  • Dificuldades respiratórias.
  • Dificuldades de funcionamento dos rins.
  • Desequilíbrio hidroeletrolítico – (eletrólitos que são perdidos no suor e não são repostos sofrem alteração em suas taxas normais).
  • Fadiga.
  • Queda de performance.
  • Redução do volume sanguíneo e consequente aumento do ritmo cardíaco.
  • Tonturas e perda de foco.

Não perdemos só água, portanto não deixe de reidratar o corpo após o treino.

Quando treinamos e suamos muito, não estamos perdendo somente água, também vão embora os eletrólitos. Eles são popularmente conhecidos como sais minerais e são extremamente necessários para o perfeito desempenho de nossas funções orgânicas.

Junto com o suor lá se vão potássio, sódio, cálcio, cloro, magnésio, entre outros. Por isto, nem sempre somente a água é suficiente para a reposição. O ideal é portanto, ingerir também bebidas ricas em sais minerais ou isotônicos. Mais abaixo você fica conhecendo a forma correta de consumir.

Como hidratar o corpo antes, durante e após o treino.

Antes do treino

A recomendação de muitos especialistas é que você faça a ingestão de água de forma adequada, sempre. Além disso, antes de uma prova esportiva ou de exercícios físicos o ideal é hidratar-se 2 horas antes.

A dose ideal fica em torno de 500ml de água ou isotônico. Porém, fique atento nas diferenças fisiológicas individuais, a intensidade dos exercícios e as condições de temperatura, que podem levar à maior necessidade desta reposição.

Durante o treino

No decorrer do treinamento físico é de extrema importância ingerir líquido. A ausência deste diminui seu desempenho e acarreta os problemas já citados. Mas, lembre-se que não se deve exagerar. Encher-se de água durante os exercícios pode te levar a sentir náusea, enjoos, entre outros desconfortos.

O certo é ingerir líquidos a cada 20 minutos, em torno de 100ml a 250ml. Como já comentamos, o ideal é que não seja apenas água. Para a perfeita reposição, alterne entre água e isotônicos ou bebida rica em sais minerais e vitaminas.

Reidratar o corpo após o treino

Saiba que principalmente as duas primeiras horas pós-treino são de expressiva significação para absorção de líquidos. A ingestão correta aumenta o volume do plasma sanguíneo.

Veja sugestões para esta reidratação pós-treino:

  • Prefira bebidas frias ou geladas
  • Um pouco de açúcar é bem-vindo para acelerar a hidratação
  • Alterne entre água, isotônicos, suco de fruta e neste caso você estará consumindo bebidas ricas em carboidratos, vitaminas e sais minerais ou eletrólitos.
  • A água de coco também está recomendada.
  • Fique longe de refrigerantes e bebidas com álcool.

O que seu corpo pede depois do exercício.

Hidratação

Estas dicas acima são básicas para a reidratar o corpo após o treino. No pós-treino, ou seja após os exercícios, o corpo ainda está em catabolismo e por isto exige alimentação que seja rapidamente absorvida. Por isto os líquidos são os mais indicados.

Mas, é bom não esquecer que neste momento você necessita de carboidratos e proteínas. Uma boa sugestão portanto para pós-treino, além da água, são os shakes ou vitaminas de frutas.

Neste caso você estará fornecendo tudo que seu organismo precisa nesta hora. Estará ingerindo um alimento líquido, que será rapidamente absorvido, sem precisar de decomposição por parte do sistema digestivo. Estará consumindo proteína através do leite e carboidrato através das frutas.

Os Campeões da Hidratação – Guia de alimentos e bebidas.

Nesta orientação são sugeridos tipos de alimentos para hidratar o corpo após o treino. Perceba que a reidratação e recomposição muscular são favorecidas por esta alimentação. É uma forma de compensar a perda de líquidos.

As melhores bebidas pós treino

  • Água – É nela que pensamos primeiro. É realmente eficiente e extremamente necessária, não passe sem ela. Nunca a substitua. Mas, saiba que não é a única boa opção. O ideal é alternar entre água e outras bebidas.
  • Sucos naturais – São excelente pedida. Você pode usar frutas, legumes, verduras. Bata no liquidificador com água, gelo ou leite, evitando coar sempre que possível. Deste jeito estará preservando as fibras.

Exemplo dos melhores sucos:

  • Cereja – Os antioxidantes da cereja eliminam inflamações das articulações e acabam com os inchaços.

Também são eficazes os sucos de banana + laranja; suco verde; suco de morango; de maça; de beterraba; suco de gengibre e melão; maracujá, limão siciliano; entre outros.

  • Shakes – Eles são enriquecidos com vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. São cremosos e super gostosos. São ótimos para hidratar e nutrir e ainda contam com a vantagem de serem absorvidos rapidamente pelo corpo.

Exemplos de bons shakes e boas combinações são:

Abacate com linhaça; Aveia com morango; Mamão + castanhas; Morango + chia; banana + aveia; banana + chocolate + leite de amêndoas; etc.

Quem tem intolerância à lactose pode usar leite vegetal nas receitas.

  • Chás – São essencialmente hidratantes. São antioxidantes e portanto ajudam na desintoxicação do organismo.
  • Leite – Leite de origem animal e vegetal, leite com achocolatados – o leite tanto de origem animal quanto de origem vegetal, são muito eficazes para hidratar. Agem fornecendo energia, proteína, sódio.

Os achocolatados também são excelente opção sabia?

Melhores até mesmo que os isotônicos, pois eles possuem proteínas e carboidratos em dobro. São ótimos para reparação de músculos, recolocam o liquido perdido no suor.  Contam com 3 elementos essenciais: sódio, cálcio e açúcar. Excelente pra quem faz musculação e outras atividades.

  • Água de coco, – é um hidratante natural. Repõe eletrólitos, dá energia e força.
  • Isotônicos – Elas contam com uma composição parecida com os fluidos de nosso organismo. Exemplos: são o soro caseiro, água de coco e isotônicos industrializados.

Alimentos que hidratam: além dos líquidos

Não são apenas os sucos, shakes e chás que hidratam. Existem alimentos sólidos que são ricos em água e excelentes hidratantes. Frutas e vegetais contribuem muito porque possuem muita água em sua composição.

Estes alimentos de que falamos possuem: antioxidantes, atuam na recuperação dos músculos e previnem lesões e até evitam o envelhecimento precoce. Eles podem ser consumidos em seu dia a dia, na forma de saladas ou como lanches. E quando você os consome em sua forma original, sem serem triturados, estará ingerindo maiores quantidades de fibras.

Alimento Percentual de água Nutrientes
Melancia 92% Vitaminas: A, C e vitaminas do complexo B

Minerais: cálcio, fósforo, ferro.

Morango 92% Fósforo, potássio, magnésio
Acerola 90,5% Vitaminas: A, B1, B2.B3, C

Minerais: Cálcio, fósforo, ferro

Melão 93% Vitaminas: A, C e vitaminas do complexo B

Minerais: Potássio, cálcio, fósforo, ferro.

Abobrinha 95% Vitaminas: A, e vitaminas do complexo B

Niacina

Magnésio, potássio, cálcio, fósforo, sódio.

Chuchu 95% Vitaminas: A, C

Minerais: Potássio,

 

Com este guia de alimentos e bebidas, você poderá facilmente hidratar o seu corpo após o treino sem estresse.

E se você conhece mais algum alimento eficaz no pós-treino, comente aqui.

Conte-nos também os resultados que conseguir após consumir alguns destes alimentos. Esperamos sua participação.