Quer um Corpo Magro Como Sempre Sonhou? Confira 12 Dicas para Acabar com Barriga de Vez!

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Dicas para Acabar com a Barriga de Vez
Dicas para Acabar com a Barriga de Vez

A gordura da barriga é mais do que apenas um incômodo que faz sua roupa ficar mais apertada, não é mesmo?

O excesso de gordura na área da barriga também é também conhecido como gordura visceral, e é seriamente prejudicial à saúde, sendo um importante fator de risco para diabetes tipo 2 e doença cardíaca, para citar alguns.

Muitas organizações de saúde usam o IMC (índice de massa corporal) para classificar o peso e prever o risco de doenças metabólicas. No entanto, esses resultados podem ser enganosos, uma vez que pessoas com excesso de gordura na barriga estão em risco, mesmo que pareçam magras segundo o IMC.

Embora perder gordura nessa área possa ser difícil, existem várias coisas que você pode fazer para reduzir o excesso de gordura abdominal.

Aqui estão algumas dicas, dietas, e exercícios eficazes para acabar com a barriga:

Coma Muita Fibra Solúvel

A fibra solúvel absorve a água e forma um gel que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome, e já foi comprovado que este tipo de fibra promove a perda de peso, ajudando você a naturalmente comer menos.

Além disso, a fibra solúvel pode ajudar a combater o acúmulo de gordura na barriga. Um estudo observacional de mais de 1100 adultos descobriu que, para cada 10 gramas de aumento na ingestão de fibra solúvel, o ganho de gordura da barriga diminuiu 3,7% ao longo de um período de 5 anos, ou seja, a fibra solúvel age também diminuindo a quantidade de calorias que seu corpo absorve dos alimentos.

Entre os alimentos que contém fibras solúveis, temos: sementes de linhaça, macarrão shirataki, couve de Bruxelas, abacate, legumes e amoras.

Evite Alimentos que Contenham Gorduras Trans

As gorduras trans são criadas bombeando o hidrogênio em gorduras insaturadas tais como o óleo de soja. Elas são encontradas em algumas margarinas, e eles também são adicionados a alguns alimentos embalados.

As gorduras trans estão ligadas à inflamação, doenças cardíacas, resistência à insulina e ganho de gordura abdominal.

Para ajudar a reduzir a gordura da barriga e proteger sua saúde, leia os rótulos dos ingredientes cuidadosamente e fique longe de produtos que contenham gorduras trans. Estes são frequentemente listados como gorduras “parcialmente hidrogenadas”.

Coloque Proteínas na Sua Dieta

A proteína é um nutriente extremamente importante para o controle de peso.

A ingestão elevada de proteína aumenta a liberação do hormônio de plenitude PYY, que diminui o apetite. A proteína também aumenta sua taxa metabólica e ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso.

Muitos estudos observacionais mostram que as pessoas que comem mais proteína tendem a ter menos gordura abdominal do que aquelas que comem dieta de baixo teor proteico, porém, é preciso fazer exercícios se a sua dieta contar com uma boa quantidade de proteína, uma vez que você ganhará massa muscular. Caso não faça muitos exercícios, a quantidade de proteína deverá ser mais controlada.

Certifique-se de incluir boas fontes de proteína em cada refeição, como carne, peixe, ovos, leite, proteína de soro de leite ou nozes.

Reduza Seus Níveis de Estresse

O estresse pode fazer você ganhar gordura na barriga, desencadeando as glândulas suprarrenais e produzindo cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

Pesquisas mostram que níveis elevados de cortisol aumentam o apetite e a movimentação abdominal de armazenamento de gordura. Além do mais, as mulheres que já têm uma cintura grande tendem a produzir mais cortisol em resposta ao estresse.

Para ajudar a reduzir a gordura da barriga, participe de atividades prazerosas que aliviam o estresse, como yoga, meditação ou quaisquer outras atividades que te façam bem.

Emagrecer de Vez
Emagrecer de Vez

Evite Doces e Açúcar em Geral

O açúcar tem sido associado a várias doenças crônicas quando consumido em excesso, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e doença hepática gordurosas, e estudos observacionais mostram uma relação entre o consumo elevado de açúcar e o aumento de gordura abdominal.

É importante perceber que mais do que apenas o açúcar refinado pode levar ao ganho de gordura na barriga, mas mesmo os açúcares “mais saudáveis” (como o mel, açúcar demerara, açúcar mascavo e açúcar light) devem ser usados ​​com moderação.

Faça Exercícios Aeróbios

Os exercícios aeróbios são uma maneira eficaz de melhorar a saúde e queimar calorias. Já foi comprovado que esses exercícios são uma das formas mais eficazes para reduzir a gordura da barriga.

No entanto, os resultados são mistos sobre se a intensidade moderada ou exercício de alta intensidade é mais benéfico, mas nós indicamos que você intercale entre momentos de intensidade moderada e momentos de alta intensidade nesses exercícios.

Reduza os Carboidratos, Principalmente os Carboidratos Simples

Reduzir a ingestão de carboidratos pode ser muito benéfico para perder gordura, incluindo gordura abdominal.

Dietas com menos de 50 gramas de carboidratos por dia causam uma boa perda de gordura na barriga em pessoas com sobrepeso. Porém, você não tem que necessariamente seguir uma dieta low-carb, mas apenas ingerir carboidratos complexos.

Substitua o Óleo de Cozinha Pelo Óleo de Coco Sempre que Possível

O óleo de coco é uma das gorduras mais saudáveis ​​que você pode comer. Já foi apontado que as gorduras do óleo de coco podem aumentar o metabolismo e diminuir a quantidade de gordura que você armazena em resposta à alta ingestão calórica, além de ajudar na perda de gordura na barriga.

Quanto à quantidade, use cerca de 2 colheres de sopa (30 ml) de óleo de coco por dia, que é a quantidade utilizada na maioria dos casos de bons resultados.

No entanto, tenha em mente que o óleo de coco ainda é rico em calorias, mas vez de adicionar gordura extra na sua dieta substitua algumas das gorduras que você já está comendo pelo óleo de coco.

Faça Musculação

A musculação ou treinamento de resistência/força também é importante para preservar e ganhar massa muscular.

Um estudo feito pela Universidade do Colorado (EUA) feito em adolescentes com excesso de peso mostrou que uma combinação de treinamento de força e exercício aeróbio levou a maior diminuição da gordura na barriga.

Coma Peixe Toda Semana

Sim, peixes gordurosos são incrivelmente saudáveis, e isso porque são ricos em proteína de qualidade e gorduras ômega-3 que nos protegem de doenças, e além disso, algumas evidências também sugerem que essas gorduras ômega-3 podem ajudar a reduzir a gordura na barriga.

Aposte em 2 ou 3 porções de peixe por semana. Boas opções incluem salmão, arenque, sardinha, cavala e anchova.

Pare de Beber Suco de Frutas

Embora o suco de fruta forneça vitaminas e minerais, ele possui altas quantidades de açúcar, assim como os refrigerantes e outras bebidas adoçadas. Beber grandes quantidades de suco de frutas pode elevar o ganho de gordura na barriga.

Para ajudar a reduzir o excesso de gordura na barriga, substitua o suco de frutas por chás zero caloria, águas saborizadas preferencialmente com limão e até mesmo opções de refrigerantes zero açúcar.

Tente o Jejum Intermitente

O jejum intermitente tornou-se recentemente muito popular para perda de peso, e trata-se de um padrão alimentício onde se alterna entre períodos de alimentação e períodos de jejum.

Um dos métodos envolve 24 horas de jejum uma ou duas vezes por semana, já outro envolve jejum todos os dias durante 16 horas e comer todos os seus alimentos em um período de 8 horas.

Em uma revisão de estudos sobre jejum intermitente e jejum de dia alternado, as pessoas experimentaram uma diminuição de 4% a 7% na gordura abdominal dentro de um período de 6 a 24 semanas.

Gostou das nossas dicas? Aqui você encontrou muito do que há de mais importante para acabar com a barriga, e se você curtiu, que tal compartilhar com os amigos?

Até a próxima!