O que causa retenção de liquidos e como se livrar disso?

0

Se você está se sentindo mais pesado há uma chance de estar com retenção de líquidos

Você sabe que em algumas fases nos sentimos mais pesados não é mesmo? Pois bem, isso acontece devido ao fato de você talvez estar sofrendo com retenção de líquidos. Pois há fases em que exageramos no sal da comida por exemplo, enfim… Mas olha só, há mais fatores que causam retenção de líquidos além das famosas comidas muito salgadas, e eu vou te explicar tudo nesse artigo sobre como parar de sofrer com esse problema.

Sim, vou explicar melhor isso pra você… Imagine que esteja se alimentando frequentemente e em porções menores, seguindo bem a sua dieta… e também está contando calorias para não cometer excessos, e está até mesmo se alimentando com os alimentos apropriados nessa sua reeducação alimentar, adicionando mais frutas, verduras e legumes…

Agora, imagine se mesmo assim não estiver conseguindo perder peso? Pois é, isso pode estar acontecendo pelo fato de você estar com uma possível retenção de líquidos.

Pois é, existe essa possibilidade também para quem está com dificuldade de perder peso, então, você deve saber quais são as informações que poderão lhe ajudar a resolver esse incomodo problema…

Quero falar que é simplesmente hoje, agora mesmo, nesse artigo que você vai saber os motivos que podem estar levando você a ter esse tipo de situação, e ainda conhecerá também algumas dicas para que possa estar prevenindo, ou mesmo aliviando esse desconforto no seu corpo, caso você esteja passando por retenção de líquidos.

 

Quer saber o que pode estar causando retenção de líquidos no seu corpo?

Em primeiro lugar eu quero esclarecer que esse artigo não é um artigo de medicina ok? E que, portanto, é necessário você já ter descartado problemas mais sérios de saúde como: diabetes ou problemas hormonais, alterações na tireoide, etc. Pois, determinadas alterações de sua saúde podem levar você a ter esse problema de dificuldade de perda de peso também.

Agora, supondo que sua saúde vai bem, que você fez uma bateria de exames e que ao que tudo indica tudo está ok, e mesmo assim parece que está sendo muito difícil emagrecer, mesmo seguindo as boas recomendações de uma dieta, o que podemos considerar é uma possível retenção de líquidos.

Então, vamos saber o que pode estar causando a sua retenção de líquidos, ou melhor, os componentes que poderão estar causando isso em você, e assim podemos evitar determinados grupos de “alimentos”, sabendo que eles têm determinados componentes a seguir.

  • Níveis elevados de cortisol

O cortisol é um hormônio produzido por você sentir adrenalina, e isso em resposta ao stress e também aos índices baixos de açúcar no sangue.

E com base nisso, é importante você saber que há medicamentos que contém cortisol, e que se tomados a longo prazo podem acabar prejudicando o seu organismo, bem como fazendo você engordar. É importante você conversar com seu médico, ou mesmo optar por seguir a risca uma dieta balanceada passada por um nutricionista ao avaliar em específico o seu caso.

  • Mal balanceamento de sódio e potássio

Algumas pessoas gostam de temperar seus alimentos com bastante sal por exemplo, e o sal é um vilão! Ele contém bastante sódio e isso termina acarretando em retenção de líquidos.

Então, ao preparar seus alimentos, é importante você começar a colocar uma quantidade mínima de sal, pois, por incrível que pareça, não vai adiantar de nada você se alimentar com porções menores e fazer exercícios físicos, se nas porções que você consome tiver grandes quantidades de sal.

  • Você não está bebendo água o suficiente

Outro fator que podemos considerar um verdadeiro problema para emagrecer e que também causa a retenção de líquidos, é a sua atitude em não beber água suficiente durante o dia.

Quando você não bebe água de forma constante, o seu organismo começa a fazer reservas para que possa manter-se em equilíbrio. Sem contar que você vai acabar prejudicando sua saúde se não beber água em quantidade ideal. Saiba que até mesmo a sua pele acaba ficando melhor quando você hidrata todo seu corpo com água. Prefira alimentos que contenham uma boa quantidade de água, ao invés de alimentos muito secos, então fica aqui a dica para equilibrar melhor a sua alimentação. Beba pelo menos 8 copos de água por dia, ou (2 L de água)

  • Alimentos industrializados

Você deve evitar o máximo possível aqueles alimentos que compramos para levar direto ao micro-ondas sabe? Alimentos conservados, enlatados, são os que contém grandes índices de conservantes para se manter de forma prolongada naquele recipiente para o consumo. Isso demanda bastante sódio e demais componentes que poderão estar causando retenção de líquidos em você.

Quais são os sintomas da retenção de líquidos?

Os sintomas são simples, você começa a se sentir mais pesado, meio indisposto, seu metabolismo fica lento.

Como prevenir a retenção de líquidos?

Provavelmente você já deve ter percebido algumas características do que anda fazendo e que pode estar causando retenção de líquidos no seu corpo, não é mesmo?

Podemos dizer então que dicas simples farão você melhorar a sua situação nesse caso, mas você tem que ter disciplina. Então, para que você esteja bem com seu organismo, é importante reduzir os níveis de sódio e potássio.

Mas, podemos citar ainda que para prevenir esse problema, você deve diminuir drasticamente o consumo de alimentos industrializados, aqueles que vêm cheios de açúcares e conservantes.

Se você também é adepto ao consumo de queijos, isso também pode ser um problema, então é importante você reduzir o seu consumo desses alimentos.

E sabe também aqueles temperos prontos que vem dentro dos famosos “miojos” e aquelas sopas “artificiais” que compramos? Ou mesmo aquelas lasanhas que compramos para fazer no micro-ondas, enfim… Alimentos práticos de serem feitos, mas que infelizmente não agregam muito valor nutricional e ainda acabam acarretando em retenção de líquidos para o seu corpo, eles devem ser bastante evitados por você.

E um outro fator que algumas pessoas infelizmente nem levam em consideração, mas que também conta muito para colaborar na sua perda de peso e auxiliar de qualquer forma na prevenção da sua retenção de líquidos, é dormir bem, sim, é verdade!

Quando você tem noites bem dormidas, há inúmeros processos biológicos que conseguem trabalhar bem para lhe causar benefícios diversos a sua saúde.

Sem contar que quando você acorda de uma noite bem dormida, você fica até mesmo mais disposto ao longo do dia, e isso consegue fazer até mesmo com que você tenha mais ânimo e energia para a prática de uma atividade física posteriormente, que possivelmente poderá estar acelerando o seu processo de emagrecimento…

Gostou?

Deixe seu comentário