Conheça Aqui as Verdades Sobre Fisiculturismo e Anabolizantes

0
Fisiculturismo e Anabolizantes

O que é o Fisiculturismo?

O fisiculturismo, também chamado de culturismo, é a prática de exercícios de resistência progressiva para a formação e o desenvolvimento da “melhor” ou “máxima” massa muscular no corpo possível. Para ser um fisiculturista, a pessoa deve ser extremamente regrada e determinada. Nas disputas e apresentações há disputas no qual os critérios de comparação são o volume de músculos, a simetria, a proporção de massa magra e a definição muscular.

A musculação é o principal exercício aplicado pelos fisiculturistas, isso porque as variáveis como carga, amplitude, tempo de contração, intensidade e velocidade são facilmente controladas. Assim é possível controlar os tipos de atividade que a pessoa quer fazer em cada dia seja ele de forma isométrica, ou seja, contração regulada, ou de forma isocinética, ou seja, contração com velocidade angular constante, ou ainda de forma isotônica, ou seja alternância entre contrações concêntricas e contrações excêntricas. Além de ter diversas possibilidades de exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Essas características tornam a musculação uma atividade muito diversa que cumpri os mais amplos objetivos possíveis.

Como incremento para aumento do volume da massa muscular, os fisiculturistas utilizam três princípios infalíveis: (!) treinamento adequado e progressivo para melhorar a resistência muscular e o condicionamento físico; (II) Nutrição e suplementação adequadas para que a alimentação seja uma completa aliada aos seus objetivos; e (III) Repouso e descanso adequados para que haja a recomposição muscular corretamente.

Muitas pessoas geralmente são muito imediatistas, então ao entrarem na academia já querem ver os resultados rapidamente seja no emagrecimento ou no ganho de músculos. Entretanto esse é um processo contínuo e que leva tempo para que o corpo consiga responder a esse novo estímulo. Então alguns acabam recorrendo ao uso de esteroides anabolizantes para o aumento de massa muscular de modo muito mais rápido.

Mas o Que São os Esteroides Anabolizantes?

Os esteroides anabólicos, também conhecidos pelas siglas EAA ou AAS –  Esteroides Androgênicos Anabolizantes ou como anabolizantes, são uma tipo de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o rápido crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tecidos, principalmente o tecido muscular e o tecido ósseo.

Estes são advindas da testosterona, hormônio sexual masculino, e como ser medicado por via oral ou por injeção. Hoje em dia não é utilizado apenas por atletas e profissionais do fisiculturismo, mas por pessoas que desejam ter resultados visíveis mais rapidamente, principalmente os jovens. Entretanto é considerada uma prática prejudicial à saúde

Os Esteroides são tão ruins assim?

Como qualquer outra droga, os esteroides anabolizantes não deveriam ser utilizados sem orientação de profissionais, pois afinal não trata-se de um medicamento simples sem efeitos colaterais

Esteróides Anabolizantes
Esteróides Anabolizantes

Mito ou Verdade

Nesse tópico será tratado sobre alguns temas muito retratados e outros tabus que ocorrem com o tema de fisiculturismo e o uso de esteroides androgênicos anabolizantes.

Primeiro: O uso de anabolizantes pode gerar depressão, vontade de se suicidar e/ou problemas sexuais? DEPENDE! Se a pessoa utiliza essa droga por um longo período e interrompe num processo muito rápido pode gerar algumas consequências quanto ao ciclo hormonal corporal. Os esteroides fornece uma quantidade absurda de testosterona para o sangue, assim o sistema endócrino não sente a necessidade de produzir esse hormônios, assim quando o uso é interrompido, o sangue para de receber esses altos níveis do hormônio e o corpo não esta produzindo, isso faz com que as taxas do hormônio fiquem muito baixas. Os efeitos colaterais dessa mudança repentina são perda de massa muscular, diminuição do ânimo de se exercitar, falta de motivação e perda de apetite sexual, assim as pessoas podem ficar vulneráveis à problemas psicológicos e acabar causando depressão ou vontade de se suicidar. 

Segundo: Os esteroides anabolizantes podem causar agressividade? DEPENDE! Existem alguns fatores que podem interferir nessa resposta tais como o tempo de uso, o tipo e dosagem do esteroide utilizado. Alguns estudos afirmam que pode causar agressividade pelo excesso de auto confiança que alguns acabam conseguindo, mas isso irá depender de outros fatores externos também como a personalidade da pessoa.

Terceiro: Os esteroides anabolizantes podem fazer mal ao coração? VERDADE! O uso dos esteroides pode desestabilizar as quantidades de HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim), geralmente aumentando o LDL e diminuindo o HDL. Portanto, as artérias estarão mais vulneráveis às impurezas e gorduras.

Quarto: Os esteroides anabolizantes podem fazer mal ao fígado? VERDADE! Primeiro é importante lembrar que como qualquer outra droga, como o álcool ou até mesmo remédios de farmácia podem ser tóxicos para o fígado, isso irá depender da dosagem aplicada. Entretanto há vários estudos científicos que abordam sobre a relação entre o uso dos esteroides e a ocorrência de problemas ou até câncer no fígado.

Outro fator é o tipo de esteroide, o de uso oral são mais susceptíveis a gerar problemas no fígado, pois o órgão será forçado a metabolizar os compostos presentes.

Quinto: Os esteroides anabolizantes podem gerar acne e perda de cabelo? VERDADE! Os esteroides irão desregular o ciclo hormonal do corpo como um todo, sendo assim as pessoas que já são susceptíveis às acnes ou à calvice é importante que tenha cuidados redobrados.

Sexto: Os esteroides anabolizantes podem ser letais? VERDADE! Esse é uma droga e como qualquer outra droga pode causar efeitos colaterais muito fortes, mas isso vai depender de como a pessoa irá utilizar, se ela leu direitinho a bula entre outros.

Sétimo: Os esteroides anabolizantes se tomados por adolescentes pode causar mais problemas para o desenvolvimento corporal? VERDADE! Durante a adolescência é um período da vida em que há varias mudanças físicas, químicas e fisiológicas no corpo de uma pessoa, assim o uso de um medicamento forte que nem esse pode acarretar em problemas mais sérios..

Oitavo: Os esteroides anabolizantes de ciclos curtos ou de baixas dosagens tem efeitos colaterais mais brandos? MITO! Os efeitos colaterais sempre existirão, mas é claro que se tomadas as devidas precauções, os danos  podem ser menores.

Gostou das nossas dicas? Já sabe, compartilha com os amigos, e não deixe de comentar aqui embaixo.