Alimentos termogênicos: quais são e como podem ajudar a emagrecer

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Alimentos termogênicos: quais são e como podem ajudar a emagrecer

Alimentos termogênicos são alimentos que ajudam a emagrecer. Essa ajuda no processo de emagrecimento acontece com o aumento da temperatura corporal que os alimentos termogênicos causam, esse aumento da temperatura corporal, por sua vez , causa o aumento da queima de lipídios e o aceleramento do metabolismo.

Esses alimentos, além de ajudarem no processo de emagrecimento, ajudam no ganho da massa muscular e no desempenho na prática de atividades físicas. E têm outros benefícios, como: prevenção de câncer de cólon e ovário, auxílio do tratamento de gripe e estimula a digestão.
Agora vamos ver quais são os principais alimentos termogênicos?!

Principais alimentos termogênicos: cafeína

Alimentos termogênicos: quais são e como podem ajudar a emagrecer cafeína está no topo de quase todas as listas de alimentos termogênicos. Além do auxílio na perda de peso, a cafeína também ajuda a aumentar a disposição e a energia, melhorando o desempenho nas atividades físicas.

Além do café, você pode consumir outros alimentos ricos em cafeína, como o mate, chocolate e chá verde, mas cuidado na hora de colocar açúcar nesses alimentos, ou o efeito pode ser oposto.

Consuma o total de 4 xícaras de bebidas com cafeína por dia e se você tiver problemas para dormir, evite tomar essas bebidas à noite.

1. Canela

A canela ajuda no processo de emagrecimento por ser um dos alimentos termogênicos, mas também por conter cálcio mineral, uma substância importante no processo.

A canela também é fonte de antioxidantes, fibras, ferro, cálcio e manganês, tendo assim vários benefícios para a saúde.

Você pode consumir a canela na forma de chá, no leite ou polvilhada por cima dos alimentos. E como tem o gosto mais adocicado, pode ser utilizado como substituto para o açúcar em muitas receitas, economizando umas calorias. Além de ajudar a emagrecer, vai dar mais sabor para o prato.

2. Pimenta vermelha

Alimentos termogênicos: quais são e como podem ajudar a emagrecer pimenta vermelha possui uma substância chamada capsaicina, substância que se for ingerida na quantidade de 3 gramas por dia, pode aumenta em até 20% a atividade metabólica.

Existem doces com pimenta vermelha, como geleias de pimenta, mas nesse caso é preciso ter cuidado com a quantidade de açúcar ingerida. Você pode adicionar a pimenta vermelha na sua comida ou acrescentar nas saladas.

3. Óleo de coco

Existe muita discussão no entorno do óleo de coco, uns dizem que ele faz bem para a saúde e outros dizem que não. O óleo de coco pode ajudar a emagrecer desde que seja consumido em pequenas quantidades.

Alguns especialistas dizem que o óleo de coco ajuda na redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares, mas isso ainda gera controvérsias.

O ideal são 2 colheres de sopa por dia. Você pode utilizar o óleo de coco puro ou em receitas, como em bolos ou até mesmo no lugar de outros óleos na hora de fritar alguma coisa. Existem algumas pessoas que preferem manipular ou comprar cápsulas de óleo de coco e tomar uma ou duas cápsulas ao longo do dia.

4. Gengibre

O gengibre é um dos melhores alimentos termogênicos, podendo aumentar o gasto calórico em até 10% e por ter um gosto refrescante, entra na maior parte das dietas feitas no verão.

Você pode adicionar gengibre no seu suco, principalmente se você tem hábito de tomar suco detox ou suco verde pela manhã. Além disso, o gengibre fica ótimo em várias receitas, como no molho de tomate e na sopa de legumes.

5. Água gelada

Quem diria que essa bebida presente no nosso dia a dia poderia nos ajudar a emagrecer, mas acredite: a água gelada ajuda sim no processo de emagrecimento. Ao ingerir água gelada, forçamos o nosso corpo a gastar energia para aumentar a temperatura basal.

Porém menos do que os outros alimentos termogênicos, por isso você deve consumir pelo menos 8 copos de água por dia para ter algum efeito na perda de peso.

6. Alimentos com ômega 3

Alimentos com ômega 3, como oleaginosas, azeite, atum e salmão, também ajudam no aumento do metabolismo basal, ajudando no processo de emagrecimento.

Além disso, esses alimentos melhoram a retenção de líquidos e são ótimos para a saúde, pois reduzem o risco de doenças cardiovasculares, gastrite, diabetes, osteoporose e câncer.

Porém esses alimentos são alimentos calóricos, então o consumo não deve ser feito de modo exagerado. A quantidade máxima consumida desses alimentos deve ser de 2 colheres de sopa por dia.

7. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem efeito semelhante da pimenta e o consumo ideal para ter efeitos termogênicos é de 1 a 1 ½ colher de chá de vinagre de maçã duas vezes por dia.

Além do efeito termogênico, o ácido acético inibe a absorção de amido e açúcar, ajudando a acumulação de gordura. O vinagre também impede picos de insulina após a ingestão de carboidratos.

Você pode utilizar o vinagre de maçã para temperar saladas e carnes e também acrescentar em algumas receitas.

8. Chá de hibisco

O chá de hibisco também tem efeitos termogênicos, já que aumenta a temperatura corporal durante a digestão. Para aproveitar esses efeitos os especialistas dizem que é necessário tomar 1 litro de chá por dia e para fazer esse 1 litro de chá utilize uma colher de sopa da flor

Conclusão

Alimentos termogênicos ajudam muito no processo de emagrecimento, uns mais do que os outros, como você pode ver pelos alimentos descritos acima. Alguns deles são mais versáteis e mais fáceis de serem utilizados, por isso você não precisa se entupir de café se não gostar da bebida, pode utilizar outras fontes.

O mais importante é aliar o consumo de alimentos termogênicos com a prática constante de exercícios físicos e também com uma alimentação adequada, pois os alimentos termogênicos dão apenas um up na perda de gordura, ou seja, eles não trabalham sozinhos.

Existem muitas receitas com os alimentos descritos acima, então você pode estar sempre variando o cardápio e consumindo eles de diversas formas.

E aí, gostou das dicas de alimentos termogênicos e quer saber mais?