Conheça alguns alimentos termogênicos que vão te ajudar a fazer as pazes com a balança

0

Certos alimentos podem te ajudar no processo de perda de peso, mas devem ser usados com moderação

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar em alimentos termogênicos e sobre seus benefícios. Mas se sua resposta for negativa e se você está querendo perder aqueles quilinhos a mais que tanto te incomodam, está lendo o artigo certo. Alimentos termogênicos são aqueles que te ajudam a perder peso, pois aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, fazendo você gastar mais calorias.  Todo esse processo é regulado pelo sistema nervoso e qualquer tipo de intervenção através dos alimentos termogênicos, podem fazer o corpo trabalhar em um ritmo mais acelerado. A consequência disso é o emagrecimento e a auto estima lá nas alturas.

Óleo de coco

Uma excelente opção quando o assunto é alimentos termogênicos que vão te ajudar a emagrecer. O óleo de coco pode usado na alimentação de diversas formas como em tempero para saladas, vitaminas, sucos, doces e bolos caseiros. O recomendado para uso desse alimento termogênico são duas colheres de sopa ao dia, no máximo. A gordura contida no óleo de coco se transforma em energia rapidamente e não fica armazenada em nosso corpo. Por isso esse poderoso alimento termogênico é considerado um ótimo aliado na queima de gordura e como consequência, na perda de peso.

Vinagre de maça      

Esse poderoso alimento termogênico é o grande amigo dos diabéticos, segundo uma recente pesquisa norte americana. Os pacientes que fizeram uso do vinagre perderam dois quilos em um mês. O vinagre de maça é capaz de impedir os picos de insulina quando ingerimos carboidratos e o ácido presente nesse alimento termogênico pode inibir a absorção de açúcar e do amido presente na maioria dos alimentos. O uso do vinagre de maça deve ser moderado e no máximo duas colheres de sopa ao dia.

Pimenta vermelha

Um dos alimentos termogênicos mais conhecidos das pessoas não poderia faltar em nossa lista. Apesar do gosto ardido, mas que agrada muitas pessoas, a pimenta pode ser usada de diversas formas em nossa alimentação. Esse alimento termogênico é altamente eficiente para acelerar nosso metabolismo, estimulando a perda de peso, pois eleva a temperatura do nosso corpo. Mas cuidado para não usar a pimenta em excesso pois seus efeitos não são nada agradáveis. O mais recomendado é que se use no máximo dois grãos diluídos na alimentação.

Mostarda

Mais um ótimo exemplo de alimento termogênico que pode ajudar você a perder gordura corporal. A mostarda é rica em fibras, o que ajuda no bom funcionamento do nosso intestino, evitando a chata e conhecida prisão de ventre. Esse alimento termogênico pode ser usado de diversas formas na culinária, além de poder ser consumida tanto em grãos como em folhas em uma salada, por exemplo. As vantagens da mostarda não acabam por aí e a boa notícia é que ela ainda é capaz de prevenir o câncer de intestino e tem algumas propriedades que previnem certos tumores.

Cafeína

Bastante conhecida no mundo inteiro esse importante alimento termogênico tem o poder de melhorar o seu desempenho físico em vários aspectos, desde que aliado a alguma atividade física. A cafeína aumenta a temperatura corporal, aumentando muito nosso metabolismo e como consequência queimando mais calorias. A quantidade ideal de consumo desse alimento termogênico varia de pessoa para pessoa. Para um homem de 70 kg o ideal é que seja consumido 210mg a 420 mg de cafeína se possível em cápsulas, pois os demais alimentos tem uma quantidade muito baixa da substância. Uma boa dica é que você não consuma cafeína a noite, pois pode provocar insônia e você pode dar adeus aquela gostosa noite de sono.

 

Azeite

Esse importante e saboroso alimento termogênico pode ser muito útil se você estiver querendo emagrecer. O azeite assim como alguns peixes, é uma das melhores fontes de ômega 3 que nosso corpo não produz. Essa gordura considerada saudável previne inúmeras doenças cardíacas e diabetes, além de possuir substancias termogênicas que ativam nosso metabolismo. Como o azeite é muito calórico, a quantidade diária recomendada deve ser de 2 colheres de sopa, no máximo. Caso seja consumido em excesso, o azeite pode azedar seus planos de emagrecer.

Guaraná

Pode ser uma excelente opção de alimentos termogênicos que podem te ajudar a emagrecer. É uma fruta que tem cafeína e outras substâncias que podem ajudar a prevenir diversas doenças tais como enxaquecas e as terríveis cãibras. Por ser extremamente potente, o guaraná em pó que é extraído da semente da fruta, deve ser consumido com cautela e você não deve tomar mais do que 2 colheres de sopa por dia para ter energia por até 6 horas. Lembre-se que você não deve consumir o guaraná a noite para evitar insônia e o aumento da pressão arterial devido seu efeito estimulante.

Gengibre

Uma das principais opções de alimentos termogênicos que contribuem para a perda de gordura. Essa potente raiz, pode aumentar o seu gasto calórico em mais de 10% contribuindo para um emagrecimento saudável. O gengibre pode ser consumido cru ou usado em temperos de saladas e carnes diversas. Apesar de não ser tão saboroso, esse alimento rico em fibras deve ser consumido com moderação, pois o excesso de gengibre pode te dar energia em excesso e causar insônia, além de soltar o intestino causando incômodos.

 

 

 

Aspargos

Outra excelente alternativa quando o assunto é emagrecimento saudável. Esse alimento termogênico é pouco calórico, rico em vitaminas e fibras que ajudam a perder peso em pouco tempo. Apesar de não possuir um gosto dos melhores, o aspargo provoca uma sensação de saciedade, evitando os famosos assaltos a geladeira, principalmente à noite. Além de tudo, o aspargo possui uma potente ação diurética, que combate o inchaço das pernas e os radicais livres que provocam danos ao nosso organismo.

Para finalizar, você sempre deve ter em mente que é bem melhor comer algum alimento que pode te ajudar a perder peso do que outro que não engorda. Não existe milagre quando o assunto é queimar gordura e mesmo que os alimentos termogênicos mostrem resultados, é necessário a prática regular de atividades físicas e ter uma dieta balanceada.

Os alimentos termogênicos trazem vários benefícios para nossa saúde e se sua vontade é ter aquela barriguinha tanquinho, pode apostar neles. Nunca se esqueça de uma hidratação de no mínimo, 2 litros de água por dia.

O que achou do nosso artigo? Suas dúvidas foram sanadas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo sobre qual alimento termogênico que você usa para perder peso.