Os Alimentos e a Saúde – Conheça Essa Relação de Sucesso

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Alimentação e Saúde
Alimentação e Saúde

Para ter a mente sã e um corpo saudável é importante entender que os alimentos e a saúde andam sempre na mesma direção. A partir de uma dieta regrada e adequada, você pode ter uma vida mais sadia e feliz.

Ao escolher alimentos naturais e orgânicos, você escolhe por uma vida mais leve e tranquila, pois estes tipos de produtos, diferente dos alimentos industrializados e processados, só trazem benefícios e qualidade de vida.

Para conquistar a tão sonhada alimentação saudável, é essencial saber que sua dieta deve ser composta por “gorduras boas”, proteínas, carboidratos, aminoácidos, antioxidantes, minerais e é claro, vitaminas. A regra do prato colorido é válida, ou seja, temos que diversificar nos alimentos e nunca basear a dieta em apenas um tipo de alimento e um tipo de nutriente.

Os Alimentos e a Saúde: vamos entender melhor

Além de exercícios físicos, é indispensável ter uma relação boa com a comida para manter seu corpo saudável, em forma e levar sua vida de maneira sossegada e equilibrada.

Uma alimentação boa e regulada te ajuda a prevenir a possível falta de nutrientes necessários para seu corpo e diversos tipos de doenças, das mais leves como uma gripe, até as mais difíceis como câncer. Por isso é interessante buscar boas receitas e procurar conhecer melhor os alimentos que você consome.

Antes de falar mais sobre os estes alimentos e seus benefícios, existem algumas dicas básicas para uma rotina ideal de alimentação. Não deixe de seguir, são elas:

  • Tomar um café da manhã reforçado, diversificando os tipos de nutrientes e priorizando alimentos integrais, sucos e frutas. Está será a refeição mais importante do seu dia;
  • Não pule as refeições, faça pelo menos dois lanches saudáveis no intervalo das refeições, sem deixar de lado o café da manhã, almoço e janta;
  • Coma pelo menos uma bolachinha (integral de preferência) ou tome um suco ao decorrer do dia, faz mal ficar mais de três horas sem comer;
  • Diminua a gordura, o sal e o açúcar dos seus dias e evite frituras
  • Tente não exagerar no refrigerante ou em bebidas com o teor calórico alto. Não beba líquidos durante as refeições.

Alimento é saúde

Para crescer e se manter saudável ao longo da vida, é importante respeitar uma dieta variada e rica em nutrientes. A comida nos dá energia para correr, brincar, se exercitar, trabalhar e estudar. Sem isso, jamais conseguiríamos ter forças nem para levantar da cama. O alimento e a saúde devem ser sinônimos.

Um ponto a ser compreendido, é que cada alimento possui o seu valor nutritivo. As frutas, por exemplo, possuem uma quantidade importante de água, e sais minerais como o potássio, ferro, cálcio e sódio. Isso ajuda na prevenção de doenças e fortalece o crescimento.

Nutrientes Necessários para uma Boa Alimentação

Cada tipo de alimento possui vários tipos de nutrientes. A desnutrição pode trazer graves problemas à saúde, pois pode interromper atividades básicas do corpo. Por isso os alimentos e a saúde sempre devem andar juntos.

Os nutrientes são divididos em duas categorias: os macronutrientes e micronutrientes. Os macros são aqueles que precisamos em grande quantidade no organismo, e os micros em menor.

Macronutrientes: Carboidratos, proteínas e lipídios.

Micronutrientes: sais minerais e vitaminas.

Alimentos e seus Benefícios

Leia e entenda a função de cada grupo alimentar:

  • Tubérculos, raízes e cereais: São ricos em carboidrato, esse nutriente fornece a energia necessária para suportar o dia e realizar as suas atividades. Exemplos: Inhame, batata, mandioca, arroz, pães, aveia e massas;
  • Legumes, verduras e frutas: Ricos em sais minerais, vitaminas e fibras, esses alimentos mantém o bom funcionamento do corpo. Devem ser ingeridos em grandes quantidades para manter a saúde. Exemplos: Laranja, banana, mamão, pepino, beterraba, cenoura, cebola, acelga, agrião, couve, etc;
  • Leguminosas: Fazem parte dos micronutrientes e devem ser consumidos em pouca quantidade. Possuem ferro, fibras e proteínas vegetais. Exemplos: Feijão, grão de bico, soja, lentilha, etc;
  • Produtos de origem animal: Contém proteínas e cálcio. Isso ajuda no fortalecimento e crescimento de unhas e cabelos. Além de manter seu corpo forte e auxiliar na manutenção de sua saúde. Mas atenção, pois também devem ser consumidos em menor quantidade. Exemplos: carnes (brancas e vermelhas), iogurte, leite e queijo.
Dicas de Alimentação saudável
Dicas de Alimentação Saudável

Alimentos que Devem ser Evitados e/ou Serem Consumidos com Cautela:

Alguns alimentos quando consumidos de forma exagerada podem prejudicar sua saúde, ajudando na obesidade e na falta de energia, por exemplo.

Dividimos eles em grupos:

  • Alimentos gordurosos: Fast-food, manteiga, margarina, requeijão, maionese, frituras em geral, óleos vegetais, etc;
  • Alimentos com alto nível de açúcar: Refrigerantes, bolachas (recheadas ou não), doces, chicletes, balas, bolos, pirulitos, chocolates;
  • Alimentos com excesso de sal: alimentos industrializados, como salgadinhos, temperos, molhos e comidas prontas;

Aplique as dicas e sugestões em sua vida, e você com certeza terá mais sucesso em suas tarefas, além da garantia de uma vida longa e saudável.

A mudança de hábitos alimentares é fundamental para viver bem. Os alimentos e a saúde não devem jamais andar separados.

Agora é com você!

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