Alimentos para Ganhar Massa Muscular – Mitos e Verdades sobre Dieta

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Alimentos para Ganhar Massa Muscular
Alimentos para Ganhar Massa Muscular

Alimentos para ganhar massa muscular estão sempre sendo discutidos. E muita gente já não sabe se o que falam sobre eles é verdade ou mais um mito. O certo é que existem muitas informações equivocadas que não correspondem aos fatos reais.

Se você quer ter certeza de que está consumindo corretamente os alimentos para ganhar massa muscular, leia o artigo e saiba o que realmente funciona e que pode te levar a obter resultados concretos e definitivos.

Alimentos para Ganhar Massa Muscular: Mitos & Verdades

Aqui muitas dúvidas podem ser sanadas. Descubra o que é real e o que é fantasioso na prática alimentar para ganho de massa. Saiba de uma vez por todas, diferenciar os mitos das verdades. Vamos lá?

Quem não usa Suplementação não consegue Ganhar Massa Muscular

É um mito acreditar nesta história que super valoriza os suplementos. Ninguém pode negar sua relevância na questão do ganho de músculos, mas isto não significa que não se pode ganhar massa sem eles.

Uma alimentação adequada a seu perfil, equilibrada e associada aos treinos corretos podem trazer excelentes resultados no ganho muscular, sem que o uso de suplementos seja necessário.

Os atletas precisam de Alimentação especial

Isto é verdade. Quem leva uma vida de atividades intensas, treinamentos frequentes, caminhadas, corridas, realmente precisa alimentar-se de forma diferenciada. O próprio organismo exige, nestes casos, uma nutrição especial.

Isto acontece porque quem pratica atividades físicas constantemente, gasta muito mais energia do que os sedentários. A alimentação de quem faz exercícios precisa fornecer força e condições para os treinos. Também precisa estar adequada aos objetivos de cada um.

A nutrição deve ser aliada dos exercícios e deve suprir o corpo com os nutrientes necessários.

Somente Alimentos com Proteína devem ser consumidos após treinar

Este mito é bastante divulgado nas academias. Trata-se de uma informação que não tem fundamento nutricional e científico. A proteína é essencial e indispensável para ganho de massa, mas não é só ela que conta.

No pós-treino é preciso consumir tanto proteína quanto carboidratos. Os carboidratos servirão especialmente para repor a carga de glicogênio esvaziada no decorrer dos exercícios. Eles são a principal fonte de energia do corpo.

E a proteína servirá para recomposição muscular. Elas fornecem ao corpo os aminoácidos necessários à síntese e à reparação muscular. Constitui nutriente indispensável para quem quer ganhar massa.

Deve-se ingerir líquidos antes, durante e após o treino

Verdade. Ingerir líquidos é fundamental para otimizar o desempenho. Um corpo hidratado responde melhor aos desafios, suporta bem o calor e impede fadiga excessiva. Hidratar-se é muito importante, mas não deixe de considerar seu metabolismo.

Entenda que não se trata de beber água excessivamente. Algumas pessoas sentem enjoo quando tomam líquidos demais, enquanto se exercitam. Por isso, é preciso se hidratar de forma equilibrada.

Pular refeições prejudica o Ganho de Massa

Verdade. Muitos pulam refeições achando que não há problemas. Mas quem deseja ganhar massa não deve ficar longos períodos sem comer. Principalmente o café da manhã é fundamental.

Ela é importante para interromper o catabolismo que seu organismo, provavelmente, iniciou durante a noite. Neste caso, é má ideia prolongar o jejum e iniciar as atividades sem comer. Seu corpo pode começar a tomar parte dos músculos para suprir a carência de energia.

Ganhar Massa com Alimentação de baixa caloria

Isto é mito. Não se consegue ganho de massa muscular com alimentação de baixa caloria. Muita gente quer ganhar massa e tem medo de engordar. Calma, aí! Com calorias em baixa, você não vai conseguir hipertrofiar. Ninguém ganha músculos com dieta hipocalórica.

Se a ingestão calórica for normal ou abaixo da média, seu corpo vai utilizar tudo o que entra para manter o funcionamento normal do dia a dia. E neste caso, nada sobrará para que ocorra crescimento muscular. Seu peso e massa se manterão.

Ganhar um pouco de gordura é inevitável, mas você pode selecionar o que come, evitando o sobrepeso e o aumento do percentual de gordura do corpo. A sua dieta deve conter gorduras de qualidade, que ajudam a queimar calorias e não causem estocamento. O ideal é evitar gorduras não saudáveis que só engordam.

É necessário comer bem para adquirir massa. Depois pode-se passar para a fase de eliminação de excesso de gorduras. Com treinamento especifico e alimentação apropriada você pode perder a gordura que atrapalha a definição muscular.

Verdades e Mitos de Alimentos para Ganhar Massa
Verdades e Mitos de Alimentos para Ganhar Massa

Soja atrasa o Ganho de Massa Muscular

Este é um mito que a Ciência da Nutrição já pôs abaixo. A soja é fonte excelente de proteína vegetal. Contribui de forma especial para o aumento muscular. Ela contém proteína vegetal de alto valor biológico. Apresenta todos os aminoácidos essenciais. Uma boa pedida para o crescimento de músculos é incluir a proteína de soja na dieta.

Bebidas Alcoólicas põem a Perder o Ganho de Massa Muscular

Isto é verdade. Ingerir álcool é o mesmo que brigar contra o crescimento muscular. A bebida que contém álcool prejudica o bom desempenho da hipertrofia. Primeiro motivo é porque o álcool diminui a síntese de proteínas, e além disso, desidrata e é hipercalórico. Não há nenhuma vantagem em consumir bebidas alcoólicas. Com elas você só tem a perder, pois engordam e não deixam seus músculos crescerem.

Açúcar derruba qualquer Dieta para Hipertrofia

Isto é verdade. Quer engordar, ficar flácido e balançar as banhas? Para isto basta ingerir açúcar. Principalmente o açúcar refinado é um alimento que você pode substituir ou dispensar. Não possui nenhum valor nutritivo real. É convertido em gordura em nosso corpo. Causa doenças como Diabetes e provoca acúmulo de gordura localizada.

Para Ganho de Massa tem que comer Proteína demais

Este é um mito que muita gente venera. As proteínas são indispensáveis sim, mas não devem ser ingeridas em excesso. O exagero pode fazer mal a seus rins, portanto consuma proteínas em todas as refeições, mas sem exagerar.

A quantidade de proteínas a serem ingeridas, depende de cada pessoa, de sua individualidade, de seu estilo de vida e dos objetivos que deseja alcançar. O ideal é buscar orientação de profissional da nutrição, para consumir a dose adequada.

A Gordura não é Alimento para Ganhar Massa Muscular e deve ser eliminada da dieta

Você já ouviu falar que quem deseja ganhar músculos deve excluir gordura de seu cardápio? Pois saiba que isto é um mito. O ganho de massa muscular também precisa delas. Mas, atenção! Só são válidas as boas.

As gorduras ou lipídeos constituem uma necessidade para a formação de alguns hormônios importantes. A falta ou escassez reduz a testosterona e faz aumentar o cortisol. Isto dificulta a hipertrofia.  Além disso, elas ajudam muito, pois aumentam a saciedade e fornecem energia.

Porém, o que deve ser feito é selecionar as que devem fazer parte da dieta. O ideal é excluir as frituras e gorduras Trans e consumir gorduras saudáveis que colaboram para a construção dos músculos.

Exemplos de gorduras boas que auxiliam o crescimento muscular são as que estão presentes no óleo de coco, nas leguminosas, no salmão, no atum, abacate etc.

Agora, estão revelados aqui os principais mitos e verdades sobre alimentos para ganhar massa muscular. Nos conte o que achou do artigo.  Compartilhe se achar que pode ser útil para mais alguém.