Alimentos Importantes para Saúde – Descubra Quais São

0
Alimentos Importantes para Saúde
Alimentos Importantes para Saúde

Para viver bem e ter dias agradáveis, é preciso entender e conhecer os alimentos que podem te proporcionar isso. São diversos os tipos de alimentos importantes para a saúde e incontáveis são os seus benefícios. Aprenda a reconhecê-los e utilizá-los da melhor forma.

Antes de conhecer os alimentos que possibilitam a tão sonhada vida saudável e livre de desconfortos, é primordial ficar atento à qualidade dos alimentos que você consome. Procure sempre comprar em lojas de produtos orgânicos e feiras.

Vira e mexe surgem histórias sobre o alimento saudável da moda, mas deve-se ter em mente que não existe apenas um alimento que pode melhorar sua vida, mas sim uma dieta completa deles que quando combinada com a porção certa, pode fazer milagres para sua vida.

Conheça as características de cada um dos alimentos importantes para a saúde

A importância de se alimentar bem, está atrelada aos benefícios que cada alimento traz. Manter o corpo bem nutrido pode te ajudar a prevenir vários tipos de doenças, como as cardiovasculares, diabetes, osteoporose, colesterol e diversos tipos de cânceres.

O corpo precisa de carboidratos, proteínas, sais minerais, ferro, zinco, e vitaminas para se conservar saudável e manter suas atividades funcionando corretamente em seu organismo. Estes são alguns dos nutrientes obrigatórios para o seu corpo.

Enumeramos alguns alimentos importantes para a saúde:

Nozes: Quando falamos de “gordura boa”, um dos exemplos são as gorduras monossaturadas e as nozes são ricas nisso. Esse tipo de gordura é uma maravilha para o coração, além de controlar o colesterol, ajuda com a obesidade e reduz os riscos de ter diabetes.

Nozes
Nozes

Feijão/lentilha: O feijão e a lentilha possuem uma grande concentração de ferro, proteína, potássio, magnésio e fibra, nutrientes riquíssimos. Com a ingestão desses alimentos você pode prevenir doenças cardíacas. Eles jamais poderiam ficar fora da lista de alimentos importantes para a saúde.

Alimentos com um menor teor de gordura de leite: Estudos apontam que ao consumir menos esses alimentos, pode ocorrer uma perda de peso especialmente na região abdominal. Além de conter potássio e vitaminas D, A e B-12.

Chás: Os chás possuem um grande número de antioxidantes, e estes podem prevenir alguns tipos de câncer, diabetes e problemas no coração. Uma dica valiosa é espremer um pouco de limão para aumentar o poder dos antioxidantes. Ajuda na perda de peso pois acelera o metabolismo.

Frutas vermelhas: Morangos, blueberries, amora, mirtilo e framboesa são algumas das frutas vermelhas que mais possuem antioxidantes que existem. Ricas em vitaminas B1, B2, B6, B12 E C, elas ajudam no emagrecimento, cabelos, unhas e pele, além de inibir infecções urinárias, anemia, doenças no coração e reduzem o nível de açúcar no sangue.

Vegetais crucíferos/Folhas verdes: Couve, nabo, rabanete, repolho, brócolis, couve-flor, espinafre, alface, rúcula e agrião, são sempre opções saudáveis. Além de ótimos acompanhamentos para smooths, eles são ricos em minerais, vitaminas e fibras. Ajudem a prevenir cânceres por conta do alto nível de glicosinolatos.

Chia: Essas sementes são famosas pela quantidade de fibras, antioxidantes, carboidratos e proteínas. Apesar de serem semente, nosso corpo consegue absorver os nutrientes sem nenhum problema.

Peixes “gordurosos” – Uma boa fonte de ômega-3, gordura importantíssima, mas que não são produzidas pelo nosso corpo. Peixes como o atum e o salmão podem barrar doenças do coração e ajudar a diminuir os sintomas da depressão.

Cebola e alho: Além de dar um gosto incrível para a comida, esse tipo de alimento pode reduzir a pressão alta e o nível de colesterol ruim.

Maçã: Outra fruta valiosa para o seu cardápio. Elas contêm pectina, e pesquisas indicam que isso pode diminuir o açúcar no sangue e baixar o colesterol. Além de possuírem vitamina C.

Gengibre: Muito utilizado no preparo de comidas e chás, esta raíz é milagrosa no tratamento de  todos os tipos de inflamações, infecções, gripes e resfriados. Ao mastigar pedaços de gengibre, você sentirá o poder anestésico e logo perceberá melhoras na sua garganta inflamada.

Estes são alguns dos alimentos importantes para a saúde que você não pode deixar de colocar em suas refeições. Pesquise novas receitas e aprenda a cozinhar alimentos que irão melhorar sua vida.

Quais Alimentos Ajudam a Desintoxicar o Corpo?

Dor de cabeça, problemas digestivos, fraqueza, infecções, pele maltratada, fadiga, baixa imunidade e dores musculares e nas articulações são sinais claros de que seu corpo está intoxicado.

Nosso corpo está sempre na mira de substâncias tóxicas. Seja através dos agrotóxicos, água contaminada, metais presentes na comida e nos utensílios de cozinha, e principalmente através do consumo de comidas congeladas, artificiais, alimentos industrializados repletos de açúcares e glúten.

Porém, da mesma forma que existem alimentos que prejudicam a saúde, existem outros que só trazem benefícios. Alguns dos alimentos importantes e que ajudam na desintoxicação são: abacate, brócolis, repolho, chá verde e alho. Por isso não deixe de colocar esses alimentos na lista do mercado.

Dica importante

Fuja dos fast-foods e das besteirinhas do dia-dia. Procure ensinar seus filhos desde cedo a importância de uma alimentação saudável. Planeje seu cardápio para a semana, leve marmita de casa ou busque comer em restaurantes de comida caseiras.

Lave bem os alimentos antes de consumir, e prefira alimento frescos e naturais. Tome bastante água para se manter hidratado e se manter com energia. Cozinhe pra você e sua família. Incentive seu lado gastronômico.

Ressaltamos que além de seguir nossas dicas, é importante se consultar com um(a) nutricionista para montar uma dieta balanceada. Este profissional te ajudará a criar um rotina e indicará quais as melhores formas de preparar cada alimento. Não se esqueça da lista de alimentos importantes para a saúde e desfrute!

Se gostou compartilhe com seus amigos e não se esqueça de comentar.