Alimentação Pré e Pós Treino – Atletas Fitness dão Dicas Valiosas

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Alimentação Pré e Pós Treino
Alimentação Pré e Pós Treino

A alimentação pré e pós-treino é assunto que atletas fitness levam muito a sério. Eles sabem o quanto é importante comer corretamente antes e depois das atividades.  Neste artigo estão dicas valiosas e bem claras para quem quer seguir o conselho de muitos destes atletas.

É certo que existem as individualidades biológicas, físicas, emocionais e sociais que devem ser consideradas. A gente sabe que em cada um de nós há um perfil fisiológico, que dita nosso comportamento e define nosso estilo de vida. Mas, podemos fazer com que este lifestyle seja saudável.

E para alcançar esta nossa meta precisamos de uma alimentação correta. Portanto, não há nada melhor do que conhecer com os atletas fitness a maneira mais eficiente de comer antes e depois dos treinos. Veja as dicas valiosas que eles dão.

Dicas Valiosas de Atletas Fitness para uma Alimentação Pré Treino

O momento antes de treinar é muito importante, pois o corpo precisa ser preparado para encarar todo o esforço dos exercícios, assim como também precisa ter força para o treino com pesos.

É por este motivo que aqui os carboidratos devem entrar. Eles são fundamentais neste momento. Sabe por quê?

Os carboidratos são a fonte energética principal de nosso corpo. São eles que fornecerão energia nesta hora em que você se prepara para treinar. No pré-treino, coma carboidratos. É isso que atletas fazem.

O melhor mesmo é que você faça uma refeição combinando carboidratos simples e complexos. Neste caso você obterá a energia imediata dos simples e a força duradoura dos complexos. Veja as dicas de refeições dos fitness:

Alimentação Pré-treino: sugestões de atletas fitness

1 banana + 1 colher de sopa de mel+ granola (1 colher de sopa)
Pão integral com geleia light (2 colherinhas de sobremesa)
Batata doce (mais ou menos 80 gramas) + mel + quinoa (1 colher de sopa de cada)
Bolachas – 4 unidades + banana com canela
Shake de fruta com mel (1 colher de sobremesa) e aveia (1 colher de sopa)
Maçã assada com canela e coco desidratado (sem açúcar) + tapioca

*Essas são apenas sugestões. Consulte sempre um especialista antes de começar qualquer dieta ou exercício.

Mari Reis e suas dicas valiosas

Malhamos não só para ter um corpo bacana, mas também para melhorar nossa qualidade de vida e bem-estar, não é mesmo? Para isto, o melhor é ter por base a alimentação pré e pós–treino de atletas fitness renomados.

Veja aqui o que come Mari Reis.

Mariane Andrade Reis, conhecida como Mari reis. É mineira, veio da cidade de Varginha para conquistar o mundo fitness. Hoje é modelo e fisiculturista da categoria Wellness da IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness) – Fundação Internacional de Musculação e fitness.  Ela é atleta fitness tricampeã em sua categoria.

Ela diz não ter uma dieta fixa por longos períodos. O cardápio vai variando conforme estratégias de preparo para as competições. Os resultados que obtém também são um fator decisivo.

Veja abaixo algumas refeições do cardápio da campeã fit. Observe particularmente o pré-treino, destacado em azul.

Primeira refeição – peito de frango + batata doce+ salada + morangos
Refeição pré-treino – Batata-doce, peito de frango + ameixa + glutamina + BCAA.
Mais uma refeição – salada + batata doce + frango + azeite + pasta de amendoim + metade de um mamão.

*Essas são apenas sugestões. Consulte sempre um especialista antes de começar qualquer dieta ou exercício.

O Pós-treino dos Atletas Fitness

O pós-treino é um pouco complicado para algumas pessoas. Ocorre que muita gente não consegue comer após tanta atividade. Mas, apesar da falta de fome, o corpo está ineficiente de energia, devido a tantas calorias perdidas. Por isso, ele quer recuperar.

E se você não comer, após o esforço do treino, seu corpo vai buscar substrato energético nos músculos. O negócio dele é preencher o vazio que ficou no glicogênio (reserva energética) muscular e hepático.

Mas este é apenas um dos motivos para você comer imediatamente após o treinamento. O outro motivo, é que isso te fará ganhar massa muscular.

Trata-se da reposição de proteína que possibilitará a reconstrução, e reparação da fibra muscular.  Este alimento pós-treino servirá como matéria – prima para a recomposição o músculo.

Por tudo isto no pós-treino é necessário combinar carboidrato combinado com  proteína. Veja boas sugestões que muitos atletas adotam.

Pós treino
Pós treino

No Pós-treino, experimente comer como sugerido abaixo:

Leite desnatado batido com uma fruta + 1 colher de sobremesa de canela – Beba 1 copo
Pão integral com peito de frango, ou pasta de atum ou peito de peru
Melancia com gengibre batido suplemento proteico
Whey protein com ½ xicara de morangos + água de coco
Batata doce com frango
Torradas com queijo cottage e geleia diet

*Essas são apenas sugestões. Consulte sempre um especialista antes de começar qualquer dieta ou exercício.

Roberta Zuñiga – Veja seu Pós- treino

Roberta tem mais de 1,6 milhões de seguidores no Instagram e, no twitter, 52 mil a seguem. A garota tem fãs fiéis que admiram seu jeito de viver e sua forma fitness. Dá só uma olhadinha no lanche pós-treino da musa:

Aqui temos o menu inteiro de um dia da atleta. Saiba que é estabelecido e orientado por profissional da Nutrição. Foi feito especialmente para ela que tem um cotidiano de treinos intensos. Portanto, caso queira seguir, o melhor é buscar antes um Nutricionista.

Cardápio de um dia da musa fitness Roberta Zuñiga- Observe em destaque as refeições do Pós-treino

1 Suco de laranja+ maçã com canela e Whey Protein isolado + suplemento de ômega 3 + multivitamínico.
2 Sashimi (carne de peixe crua em fatias finas com molho de soja) + Laranja ou tangerina + 1 xícara de café = castanhas (uma mão cheia) + suplementos (Zinco e magnésio,)
3 Peixe = arroz integral+ salada+ batata-doce+ suco de uva integral e suplementos
4 No Pré-treino ela usa suplementos de BCAA e colágeno hidrolisado
5 No Pós-treino: Aveia + Whey Protein + suco de laranja+ e suplementos.
6 Brócolis e peito de frango + gelatina
7 Omelete com 4claras e um ovo + geleia sem açúcar + pasta de amendoim + 1 xicara de chá de hibisco.
8 Antes de dormir: suplementos (ômega 3 e vitamina E)

 

Paulo Muzy – Dicas valiosas de um Atleta Fitness e médico

Paulo Muzy é médico e atleta dedicado às questões de saúde e bem estar completo. Veja o que ele sugere para o pré treino:

Mingau de aveia preparado com água + Whey Protein e 1 xicara grande de café

Ele recomenda a aveia quando ainda faltam mais de duas horas para o início dos exercícios. Trata-se de um alimento cheio de fibras que são de demorada absorção. Este alimento libera energia gradualmente.

Para o pós-treino, diz ele,  a aveia não é recomendável. Ela não é o melhor carboidrato para a reposição de estoques de glicogênio.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a alimentação pré e pós-treino e sobre sua importância.

Monte seu cardápio completo e inclua os alimentos essenciais para antes e depois do treino. Agora você já sabe quais são. Deixe seu comentário e não se esqueça de compartilhar!