Qual é a Alimentação Ideal para Conquistar o Corpo Perfeito?

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Alimentação para corpo perfeito
Alimentação para corpo perfeito

Dietas mirabolantes. Exercícios de tirar o fôlego. Promessas de uma vida saudável que poucas pessoas desconhecem o verdadeiro significado, natureza ou origem. Todos os dias nos deparamos com inúmeras informações que são arremessadas de forma assustadora.

Informativos na tv, rádio, jornais e revistas são o mais comum, contudo, com o grande avanço tecnológico não podemos ignorar o fato de que a internet e o fácil acesso a informação por meio dos canais virtuais são um passo simples e rápido para esse labirinto gastronômico.

Uma dieta saudável e balanceada é responsável por cerca de 70 por cento do sucesso da conquista do corpo ideal. Isso, aliado a prática regular de exercícios físicos, são os principais responsáveis pela tão sonhada barriguinha de tanquinho e aqueles braços fortes com músculos de fazer inveja a qualquer aspirante a academia.

Foi pensando nisso que listamos neste artigo os principais ingredientes de uma verdadeira dieta balanceada e desmistificamos a famosa síntese do: só coma isso!

Enquanto carboidratos e gorduras são as principais ferramentas na produção de energia, as proteínas são responsáveis pela formação dos componentes estruturais de todas as células do corpo. Os nutrientes essenciais correspondem, em sua grande maioria, a variedade consciente de aminoácidos, gorduras, ácidos, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais obviamente em pequenas ou sugestivas quantidades provendo assim uma dieta balanceada e ideal para o fornecimento de energia para todo o corpo.

Os alimentos secundários são aqueles que correspondem ao grupo das fibras e do fitonutrientes ambos também são importantes para a manutenção da saúde e ajudam na redução dos riscos de doenças crônicas. Cada um dos grupos é responsável por manter a quantidade exata de nutrientes que o corpo necessita, provendo uma variedade de recursos.

Cereais e legumes por exemplos produzem os recursos necessários como carboidratos e proteínas. Vegetais e frutas derivam os minerais e as vitaminas. Castanhas e sementes são responsáveis pelo fornecimento de óleos essenciais e micronutrientes. Lembrando que os alimentos de origem animal são ricos em proteína.

Com base nessas informações listamos os principais alimentos para conquistar o corpo ideal.

Maça

A maçã é a primeira da lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. As maçãs são muito saborosas, e perfeitas como lanches, se você estiver com fome, entre as refeições.

Banana

Bananas estão entre as melhores fontes mundiais de potássio. Eles também são ricos em vitamina B6 e fibras. Bananas são ridiculamente convenientes e portáteis.

Carne

É um mito que a carne é prejudicial. Carne não processada, delicadamente cozida é um dos alimentos saudáveis mais nutritivos que você pode comer. A quantidade deve ficar entre 150 a 200 gramas diárias (2 gramas por quilo do seu peso).

Nozes e Sementes

Apesar de ser rica em gordura e calorias, estudos sugerem que as nozes e sementes podem ajudar você a perder peso e por isso está na lista de alimentos saudáveis.

Para quem está em busca de alternativas que auxiliam no emagrecimento temos uma dica. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, comer apenas metade de um abacate fresco no almoço irá proporcionar saciedade e evitar lanches fora de hora. Isso acontece porque esta fruta é rica em gorduras boas, proteínas e fibras.

Um abacate médio tem de 3 a 4 gramas de proteína e 8 a 10 gramas de fibras. A fruta também auxilia no processo de queima da gordura corporal, inibe o apetite e a compulsão por doces. E ajuda a queimar triglicerídeos de cadeia média, que é a gordura que costuma se alojar na região da barriga e dos quadris.

Os Benefícios de uma Alimentação Saudável

A nutrição humana é extremamente complexa e uma dieta saudável pode variar muito de acordo com a genética, meio ambiente e saúde de um indivíduo. Uma alimentação saudável é, na prática, fazer escolhas sobre o que ou o quanto a gente deve comer, tendo como objetivo de melhorar ou manter uma boa saúde.

Inclua no cardápio frutas para refeições como parte de pratos principais ou como sobremesa. Quanto mais colorido for o seu prato, maiores são as variedades de vitaminas, minerais e fibras consumidas.

Aposte nos cereais integrais: substitua os refinados. Por exemplo, comer pão de trigo integral ao invés de pão branco. Prefira levar para casa os produtos que contém cereais integrais em suas listas de ingredientes, como arroz selvagem, trigo integral, arroz integral, aveia e quinoa.

Beba mais água e menos bebidas açucaradas: corte as calorias substituindo as bebidas açucaradas por água. Refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas energéticas e bebidas esportivas são ricas em açucares. Suco de limão e laranja são ótimas escolhas, pois são ricos em vitamina C e antioxidantes.

Vitamina C do Limão
Vitamina C do Limão

Os vegetais devem integrar a maior parte de sua dieta, pois são alimentos saudáveis, baixos em calorias e ricos em vitaminas, minerais e fibras. Legumes congelados e enlatados são saudáveis também, mas escolha aqueles sem molhos e não se esqueça de ler o rótulo, uma vez que mesmo os itens que parecem sem sal podem ter sal adicionado. Alguns vegetais, como batata e abóbora, são ricos em amido. Você deve evitar consumi-los pois são ricos em calorias e carboidratos.

Você pode optar por qualquer vegetal fresco, legume congelado sem molho ou sal adicionado, bem como conservas de legumes sem molho e sem sal adicionado. Lembre-se: uma dieta balanceada é baseada nas proporções ideias de carboidratos, gorduras, proteínas recomendadas diariamente juntamente com o percentual de vitaminas e sais minerais por um profissional devidamente instruído.

E por fim, se puder escolher legumes e verduras frescas e sem adição de agrotóxicos, estará fazendo um ótimo investimento em sua saúde.

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