Alimentação Funcional x Fitness

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Alimentação Funcional X Alimentação Fitness
Alimentação Funcional X Alimentação Fitness

Alimentação funcional e fitness são 2 formas saudáveis de se alimentar. Mas, não significam a mesma coisa, como muita gente pensa. Ambas são opções alimentares que levam nosso corpo a alcançar saúde, mas existe boa diferença entre estes estilos.

Aqui você fica conhecendo, exatamente, o que quer dizer um tipo de alimentação e outro. E ainda fica por dentro de como aplicar estas fantásticas opções à seu cotidiano. Você também poderá ver como vale à pena optar por uma ou outra maneira de comer. Vamos nessa?

Alimentação funcional x fitness: Saiba distinguir quem é quem

Alimentação funcional não é exatamente a mesma coisa que alimentação fitness. Apesar de serem diferentes, têm em comum o fato de prestarem grandes benefícios à saúde de quem as adota.

Alimentação Funcional

Alimentação funcional é assim chamada por ser composta de alimentos que além de nutrirem, previnem certos tipos de doenças. Sendo assim, podemos dizer que o que faz parte de um cardápio funcional serve para auxiliar a cura de alguma enfermidade e também para sustentar o corpo.

Ela está relacionada a diversos benefícios, como por exemplo:

  • Ação antioxidante- que previne doenças causadas por toxinas ou radicais livres.
  • Atuação de controle do colesterol;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Contribuição para a saúde do coração e artérias;
  • Garantia de maior longevidade;
  • Melhoramento do trânsito intestinal;
  • E ainda trazem benefícios para a pele, entre outras vantagens.

O bem que podem prestar ao organismo depende das substâncias bioativas contidas em cada um. Mas, vale acrescentar que nenhum alimento funcional pode agir como tratamento ou substituir remédios.

Sua ação isolada não soluciona doenças. Eles agem otimizando o processo de cura ou prevenindo alguns males, quando consumidos dentro de dieta adequada às condições de cada indivíduo.

Alimentos considerados funcionais: conheça alguns deles

Soja

  • Contribui para a saúde cardiovascular, pois conta com elementos como: proteínas, fibras e isoflavonas;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim LDL e eleva o colesterol bom HDL;
  • Alivia sintomas da menopausa.

Sardinha, salmão e atum

  • Contém ômega 3. Sua ação reduz colesterol LDL;
  • Atuam como anti-inflamatórios;
  • Melhoram desenvolvimento cerebral, etc.

Óleo de Linhaça, nozes, amêndoas

  • Possuem Ácido a-linolênico;
  • Ajudam na defesa do organismo, pois otimizam o sistema imunológico;
  • Atuam como anti-inflamatórios;
  • A linhaça possui Lignanas. Substância que faz com que seja eficaz, inibindo tumores hormônio-dependentes. (São tumores como os de mama e próstata, que se originam em desordens hormonais).

Aveia

  • Conta com beta D- glucana. Trata-se de uma espécie de fibra solúvel, considerada elemento bioativo que atua no controle do colesterol;
  • Protege contra o câncer de cólon;
  • Atua reduzindo a absorção de glicose, favorecendo pessoas Diabéticas.

Iogurtes e leites fermentados

  • São enriquecidos pela ação de probióticos e lactobacilos;
  • Favorecem ação gastrointestinal;
  • Diminuem o risco de câncer de cólon;
  • Evitam prisão de ventre.

Vegetais

  • Espinafre – contém luteína que colabora com sua ação antioxidante, protegendo contra os radicais livres.
  • Folhas verdes- contém luteína- São antioxidantes e previnem a degeneração macular.
  • Milho verde- possui zeaxantina que também é um antioxidante poderoso, etc.

A atuação destes alimentos funcionais que contam com zeaxantina e luteína é providencial, especialmente para a visão. Eles protegem os olhos dos radicais livres e toxinas que podem causar degeneração macular e catarata.

Agora que você já entendeu o que são os funcionais, que tal ver de perto o que são alimentos fitness?

Alimentação Fitness

A alimentação fitness difere da funcional. Ela é composta de alimentos que otimizam e potencializam a performance de atletas, desportistas e todos que praticam atividades físicas. Atua, portanto, melhorando o desempenho nos treinos.

Os alimentos que compõem um cardápio fit atuam auxiliando a reconstrução e crescimento muscular. Também auxiliam na aceleração do metabolismo, potencializando a queima de gordura corporal e definição.

Alimentação Fitness
Alimentação Fitness

Veja um cardápio Fitness

Café da manhã

  • Omelete com 5 claras + 1 0v0 + 1 colher de sopa de chia;
  • Batata-doce em pedaços cozida.

Almoço

  • Bife de peito de frango grelhado;
  • Arroz integral;
  • Salada verde à vontade;
  • 1 fruta.

À tarde

  • Filé de Tilápia (grelhado);
  • Batata doce(cozida);

Jantar

  • Frango grelhado;
  • Arroz integral + abobrinha verde.

Ceia

  • Bife de frango grelhado;
  • Pasta de amendoim -1 colher de sopa.

Alimentação Funcional x Fitness: o que têm em comum.

Apesar de suas funções específicas, são tipos alimentares que possuem muitas coisas em comum. E talvez por isto, muitas pessoas os confundam. Veja o que há de semelhante entre o fitness e o funcional:

  • Ambos têm por base uma alimentação natural;
  • Os dois estilos alimentares têm como prioridade evitar produtos industrializados;
  • Nas duas maneiras de alimentar-se você precisará ficar longe de aditivos químicos que causam prejuízos à saúde;
  • São tipos de alimentação que preservam a saúde.

Como você pode ver tanto os funcionais quanto os fitness, apesar das diferenças de funcionalidade, agregam benefícios ao organismo. É bom quando podemos usufruir de cada um deles no momento certo.

Portanto, se seu objetivo é equilibrar a dieta para melhorar a performance nos treinos, opte pelos alimentos fitness. Se o caso for alimentação saudável que previne doenças, o melhor são os funcionais.

Para ajudar na escolha, aqui estão deliciosas receitas. Observe o que você pode fazer com estes alimentos.

Alimentação funcional x fitness Receitas

Receita Fitness

Bolinha assada de batata doce com frango

Você vai precisar de:

  • Batata doce – meio quilo;
  • Filé de frango- Meio quilo;
  • Ovo – 1 unidade;
  • Requeijão light – 2 colheres de sopa;
  • Gergelim;
  • Cebola picadinha;
  • Salsa e cebolinha verde picadinhas.

Modo de Fazer

Tempere o frango. Cozinhe e desfie. Pique a batata doce, cozinhe e faça um purê. Misture o requeijão a este purê. Misture cebola, cebolinha e salsa. Molde as bolinhas com as mãos e coloque dentro das bolinhas o frango. Passe as bolinhas em gema batida e depois passe no gergelim. Unte uma forma com azeite e coloque as bolinhas. Leve ao forno, em temperatura baixa por 20 minutos.

Receita Funcional

Sobremesa de Chia e suco integral

Você precisará de:

  • Suco de uva integral – 100ml (sem açúcar)
  • Sementes de Chia – 2 colheres de sopa
  • Cravo da índia – 1 ou 2 unidades

Modo de fazer:

Coloque em vasilhame de vidro: o suco de uva + a chia e o cravo da índia. Misture bem.  Leve à geladeira por 24 horas. Neste tempo, mexa de vez e quando a mistura, para que a chia se solte. Depois da sobremesa pronta, adicione morangos.

Alimentação funcional e fitness estão aí para quem quiser experimentar. A funcional concede saúde. A Fitness favorece um corpo hipertrofiado e músculos definidos. Elas não brincam em serviço. Você faz uso destas formas de alimentar-se?  O que acha de cada uma? Comente o artigo. Deixe aqui sua participação e compartilhe com seus amigos.