Conheça Técnicas que ajudam a Alavancar a Motivação para Malhar

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Técnicas que ajudam a alavancar a Motivação para Malhar

Encontrar motivações para malhar nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente com o dia a dia corrido. Mais complicado ainda é manter essa motivação, pois é normal termos altos e baixos e isso acontece mesmo entre as pessoas que gostam de praticar atividade física.

Mas felizmente existem técnicas que ajudam a alavancar a motivação para malhar, mas como cada um é de um jeito, é importante que você encontre a sua própria fonte de motivação.

Para alavancar a motivação para malhar: estabeleça metas reais

Não adianta nada estabelecermos metas que não podemos cumprir, isso só desestimula mais ainda. Para alavancar a motivação para malhar você deve estabelecer metas que possa cumprir, mas que também não sejam simples demais.

Um bom jeito é ir aumentando essas metas aos poucos, tente estabelecer a meta de fazer 3 horas de exercício nas primeiras semanas, por exemplo, depois vai aumentando essa quantidade de horas. As metas podem ser as mais variadas, dentre elas as mais utilizadas são: tempo de exercício, intensidade e perda de peso.

Se inscrever em torneios, maratonas ou outras competições podem ajudar nesse cumprimento da meta, pois mesmo que você não vá para ganhar, você vai se esforçar mais nos treinos.

Pense no pós-exercício

Sair de casa para fazer um exercício físico, principalmente quando é algo como uma caminhada (que não dói no bolso) não é uma tarefa simples, a preguiça sempre tenta falar mais alto.

Então, é importante sempre pensar no prazer que a atividade física vai gerar depois. Uma atividade física, aumenta a produção de endorfina, que causa sensação de relaxamento e prazer, então foque nessa sensação na hora de sair de casa para fazer atividades físicas.

Se alimente melhor

A alimentação pode fazer com que você fique com mais preguiça de fazer atividades físicas ou pode alavancar a motivação para malhar, por isso é importante escolher os alimentos certos.

Procure não fazer uma dieta muito restritiva, mas também não coma demais alimentos que afetem negativamente o humor, como frituras e açúcar refinado. Alimentos como banana, laranja, espinafre e aveia melhoram o humor e vão te deixar mais motivado para praticar atividades físicas.

Encontre o horário ideal

Nem sempre é possível fazermos atividades físicas no horário que queremos, mas é preciso encontrar o horário mais confortável dentro das opções disponíveis.

Se você, por exemplo, sente muita preguiça à noite, mas sente-se bem acordando bem cedo, se programe para praticar atividades físicas nesse horário e vice-versa.

Porém, de uma forma geral, o horário da manhã costuma ser o mais indicado para fazer alguma atividade física, pois é nesse horário que as pessoas tendem a se sentir mais motivadas.

Encontre uma companhia

Companhia é um ótimo modo para alavancar a motivação para malhar. Procure uma pessoa com um bom astral e que você goste da companhia, com essa distração e diversão, a atividade física passar a ser mais interessante e menos monótona.

Encontre companhias

Caso você não tenha companhia, você pode procurar por um personal trainer ou fazer alguma aula em grupo. A maioria das academias tem pacotes onde você pode malhar e fazer aulas em grupo, como spinning ou jump, essas atividades em grupo são mais animadas e vai fazer a hora passar mais rápido.

Por esse mesmo motivo, é importante fugir das companhias baixo astral, elas além de não te motivarem, podem ajudar a aumentar a preguiça de malhar.

Procure atividades físicas que você gosta

Mesmo na hora de malhar, você pode optar por atividades que você goste mais ou menos e focar mais nelas, mas isso não significa que deva apenas fazer esses exercícios, outros também são importantes.

Do mesmo jeito, é importante que você procure o local que mais te agrade. Hoje existem circuitos na areia que são tão ou mais eficazes que os exercícios feitos na academia.

Outra alternativa é diversificar as atividades, ao invés de fazer o aquecimento na academia, você pode fazer o aquecimento correndo na praia e depois ir para a academia para malhar, por exemplo.

Durma bem

O sono e o cansaço são fatores que aumentam ainda mais a preguiça, por isso é importante dormir adequadamente para poder alavancar a motivação para malhar.

Se você tem problemas para dormir, saiba que a atividade física vai te ajudar a relaxar e você vai dormir melhor após esse gasto de energia e dormindo melhor, você vai se sentir mais motivado para malhar no dia seguinte.

Não fique muito tempo sem malhar

Quando estamos no pique é fácil continuar fazendo a atividade física, mas quando paramos por um tempo fica mais difícil de voltar para a rotina, por isso é importante que você não dê pausas longas.

Se você faz um circuito na areia, que é ao ar livre, por exemplo, e estiver passando por um período de chuva e não possa ir, comece a fazer algo em casa, como yoga ou até mesmo alguns exercícios de musculação. O importante é não ficar parado por muito tempo.

Se alimente bem antes da atividade física

Fazer exercícios físicos sem se alimentar adequadamente nunca é uma boa ideia e a falta de energia vai fazer com que você queira parar mais rapidamente.

Se alimente bem antes de malhar

Além disso, essa falta de energia pode criar uma espécie de trauma, já que como a atividade física não foi boa dessa vez, ela não vai ser associada com um sentimento de prazer.

Alimentações ricas em carboidratos são as mais ideais para serem feitas antes da atividade física, porém a alimentação também não deve ser pesada demais, ou você vai se sentir mais mole.

Se você fizer alguma atividade física pela manhã, por exemplo, tome uma vitamina com aveia, banana e mamão, ela certamente vai te dar energia e vai alavancar a motivação para malhar.

Conclusão

Encontrar um modo de alavancar a motivação para malhar vai de cada um, mas lembre-se que o mais difícil é sempre o primeiro passo, por isso não interrompa as suas atividades físicas e permaneça forte e pensando lá na frente.

E você, como faz para encontrar a sua motivação para malhar?